A perda auditiva é um dos problemas de saúde mais comum no mundo e atinge milhões de brasileiros. Pode acometer pessoas de qualquer idade por uma série de fatores tais como: hereditariedade, acidentes, exposição a ruído, uso de medicamento ototóxicos, diabetes, etc.
Algumas pessoas nascem com a perda auditiva, nestes casos o problema auditivo pode atrasar o desenvolvimento da linguagem, fala e aprendizado, por isso é muito importante detectar e cuidar precocemente da perda auditiva.
Para muitos a perda auditiva faz parte de um processo natural de envelhecimento, e geralmente é tão gradual que a pessoa com a perda auditiva é a última a perceber, seus familiares costumam reclamar que precisam repetir várias vezes o que falam e do volume da televisão.
Atualmente uma das principais causas da perda auditiva é a exposição prolongada à ruídos, por isso a prevenção é algo que devemos praticar em nosso cotidiano para chegarmos a uma idade avançada com o mínimo de perda possível.
Assim como a deficiência visual a deficiência auditiva também apresenta graus e tipos de perda auditiva que irão caracterizar individualmente o modo de tratamento. Os graus de perda variam desde uma perda leve até uma profunda, passando por perdas moderada e severa.
Enquanto somente alguns tipos de perda auditiva podem ser tratados através de medicamentos ou processos cirúrgicos a solução para muitos casos é o uso do aparelho auditivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário